Programa Primeiro Passo

“É um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilo de vida que visam o respeito à vida e o fim da violência por meio da educação e do diálogo”. Essas foram as palavras da psicopedagoga e instrutora do Programa Primeiro Passo, Lígia Camargo Campos, referindo-se à Cultura de Paz, um dos tópicos do módulo Formação Cidadã. A instrutora no dia 15 de setembro abriu o 1º dia de aula, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), com uma música relaxante para que os alunos obtivessem a total concentração para uma boa aprendizagem na aula.
Segundo a professora, as aulas irão desenvolver a cidadania e os sonhos nos adolescentes que vivenciam o ciclo de pobreza no Estado. “O primeiro módulo aborda sobre a cultura pela paz, a construção de identidade, a construção dos valores e família. Hoje, nós entregamos as blusas para os participantes, o módulo de Formação Cidadã, o caderno e o crachá”.
O Programa Primeiro Passo é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. O objetivo é proporcionar aos jovens e adolescentes uma capacitação para o mercado de trabalho em uma das três linhas de ação do programa - Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz ou Jovem Estagiário. O Jovem bolsista durante 5 meses participa de uma capacitação na área de cidadania, ética, administração, serviços, alimentação e iniciação ao mercado de trabalho.
A linha de ação do programa implantado no município é o Jovem Bolsista, onde o participante recebe uma quantia de R$ 76. Os jovens estudam no período vespertino, de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Depois da capacitação, eles são encaminhados para empresas públicas e privadas que se responsabilizam pela remuneração do contratado.

jovens not@ 10